Em 2025, algumas tendências de fermentação natural devem se consolidar tanto no Brasil quanto no cenário internacional.
Isso acaba refletindo a busca por novas combinações de sabores, porque usam ingredientes saudáveis e são práticas que respeitam o meio ambiente.
Quer saber mais sobre esse assunto? Continue lendo!
No Brasil, o uso de ingredientes locais na fermentação natural, como mandioca, tapioca ou amendoim, favorece uma produção sustentável.
Além disso, trazem valor para a cultura local, atraindo consumidores que buscam por alimentos saudáveis e com sabores únicos.
Já em outros países, especialmente nos EUA e na Alemanha, o uso de grãos ancestrais (como espelta, kamut e einkorn) tem ganhado destaque.
Além disso, são grãos que preservam características originais, com mais nutrientes e sabor diferenciado.
Em seguida, vamos entender melhor esses grãos e o porquê de estarem em alta:
● Espelta: variedade de trigo cultivada há milênios, com sabor suave e adocicado. Rico em fibras e proteínas, é ideal para pães fermentados mais densos e rústicos.
● Kamut: originário do Egito, tem sabor amanteigado e teor de glúten mais baixo que o trigo comum, favorecendo a digestão.
● Einkorn: considerado o trigo mais antigo do mundo, possui um sabor robusto e terroso, além de ser rico em antioxidantes e beta-caroteno.
Esses grãos, combinados com a fermentação natural, oferecem um sabor único e são mais fáceis de digerir.
Pois, a fermentação pré-digere o glúten e outros compostos, tornando os produtos mais saudáveis, especialmente para quem tem sensibilidade ao glúten.
Enquanto no mercado global, o foco está nos grãos integrais e produtos veganos fermentados, liderando as principais tendências, o uso de frutas exóticas nos produtos nacionais destaca a biodiversidade brasileira.
De acordo com Joaquim Vicente, Chef da Academia de Negócios Bunge, em algumas cidades do Brasil, o uso da fermentação natural em massas de pizza já é uma realidade, principalmente nas pizzarias de São Paulo.
Entre as principais tendências na fermentação natural estão as seguintes:
1. Fermentação com frutas: combinação de sabores de frutas exóticas. Entre as brasileiras, estão o cupuaçu, açaí e caju.
2. Ingredientes funcionais: uso de chia, aveia ou linhaça, itens benéficos para a saúde.
3. Bebidas fermentadas: hidromel caseiro, sidras ou kombuchas alcoólicas com sabores naturais.
4. Probióticos na panificação: uso de probióticos em produtos benéficos para o intestino.
Existe uma crescente busca por produtos nutritivos que geram bem-estar e as tendências apontam para um futuro onde fermentação natural será ainda mais alinhado com essa demanda.
Ademais, o uso de ingredientes de qualidade como a Suprema Fermentação Natural, feita para receitas com fermentação natural, garante sabor e melhor desempenho nas produções.
Quer saber mais sobre a fermentação natural destinada para produção de pizzas? Leia mais aqui!